1.
(UFC)
Assim como a dinâmica natural da Terra altera as feições do planeta e a
dinâmica demográfica modifica constantemente o contingente, a composição e a
distribuição da população pelo Globo, a dinâmica econômica promove a
reorganização dos espaços geográficos, separa ou agrupa países em função de
seus interesses e divergências, de suas posições hegemônicas ou de subordinação
econômica no plano internacional ou continental.
a) Cite três exemplos de blocos econômicos existentes na atualidade, relacionando os países que os constituem.
a) Cite três exemplos de blocos econômicos existentes na atualidade, relacionando os países que os constituem.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Cite dois aspectos que motivam o agrupamento dos países em blocos econômicos.
b) Cite dois aspectos que motivam o agrupamento dos países em blocos econômicos.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2.
Responda a) Quais são as características do Consenso de
Waschington? Quais medidas disseminaram o neoliberalismo pelo mundo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Cite as características centrais do NEOLIBERALISMO implantado por Margareth
Thartcher e Ronald Reagan. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3.
A partir das
políticas neoliberais e da circulação de capitais pelo planeta, responda:
Tipos de capitais
|
Capital de
Empréstimo
|
Capital
Especulativo
|
Capital de Investimento Direto
|
Aspectos positivos
|
|
|
|
Aspectos negativos
|
|
|
|
4.
(UNICENTRO)
Sobre a ação do Estado na política econômica e social de um país e suas
repercussões nas sociedades contemporâneas, assinale a alternativa correta.
a) Nos regimes
socialistas derivados do antigo bloco soviético o Estado apresenta-se pouco
atuante, sendo que as comunas populares controlam o sistema produtivo e o
poder.
b) A social
democracia caracteriza-se pela valorização da iniciativa privada e pela
ausência de seguridade social do Estado. Os serviços de saúde, educação e
seguridade social são privados.
c) No capitalismo neoliberal o Estado não é controlador do mercado,
favorecendo a livre iniciativa e a livre competição entre as empresas. Não
prioriza o protecionismo da produção industrial nacional.
d) O Estado
laico caracteriza-se pela gerência religiosa nos assuntos de Estado.
e) O
Parlamentarismo é a forma de representação própria das monarquias e dos regimes
totalitários; o Presidencialismo é próprio das democracias socialistas.
5.
(FGV-SP) Considere os textos.
I. [maio de 2011] O governo da presidente Cristina Kirchner aplica uma saraivada de medidas que restringem ou atrasam a entrada de produtos brasileiros no mercado argentino. Segundo a consultoria portenha Abeceb, do total de exportações realizadas pelo Brasil para a Argen tina, 23,9% são alvo de barreiras – quase um quarto das vendas.
(http://veja.abril.com.br/noticia/economia/argentina-aumenta-barreiras-comerciais-contra-o-brasil)
I. [maio de 2011] O governo da presidente Cristina Kirchner aplica uma saraivada de medidas que restringem ou atrasam a entrada de produtos brasileiros no mercado argentino. Segundo a consultoria portenha Abeceb, do total de exportações realizadas pelo Brasil para a Argen tina, 23,9% são alvo de barreiras – quase um quarto das vendas.
(http://veja.abril.com.br/noticia/economia/argentina-aumenta-barreiras-comerciais-contra-o-brasil)
II. [outubro de 2011] A decisão do Brasil de elevar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos importados foi questionada durante reunião do comitê de acesso a mercados da Organização Mundial do Comércio (OMC). Durante o encontro, representantes de Japão, Austrália, Coreia do Sul, Estados Unidos e União Euro- peia – que abrigam algumas das maiores montadoras do mundo – pediram à delegação brasileira explicações sobre a medida.
(http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/10/14/paises-exportadores-de-vei- culos-reclamam-na-omc-do-aumento-do-ipi-925586226.asp#ixzz1cQB0V2Hq)
Sobre os textos, é correto afirmar que
a) ambos expressam medidas protecionistas que visam salvaguardar as indústrias nacionais.
b) ambos têm como objetivo criar superávits nas balanças comerciais argentina e brasileira.
c) I mostra uma medida protecionista e II é uma retaliação brasileira aos subsídios agrícolas dos países ricos.
d) I representa o rompimento dos acordos firmados pelo Mercosul e II é uma medida protecionista do Brasil.
e) I é medida fortemente condenada pela OMC e II tem caráter paliativo para balanças comerciais deficitárias.
6. (UNEAL) Observe
o mapa.
a) do conflito entre os países ricos e pobres.
b) do estabelecimento de uma nova ordem mundial bipolar.
c) dos principais blocos geopolíticos do hemisfério norte.
d) da organização mundial ditada pelos blocos políticos e econômicos.
e) da ordem mundial, estabelecida pelos países capitalistas e socialistas.
7. (UNESP) Quanto
mais a globalização econômica avança, mais o mundo é marcado pela fragmentação
do espaço geográfico por meio de megablocos regionais, como mostra a figura. Em
contrapartida, quanto mais abrangente for a integração do bloco, maior a perda
de soberania dos Estados participantes.
MEGABLOCOS REGIONAIS
Os blocos I, II, III e IV, representados na figura, são,
respectivamente:
a) Nafta, Comunidade Econômica Européia, Alca e Mercosul.
b) União Européia, Apec, Aladi e Alca.
c) CEI, União Européia, Mercosul e Nafta.
d) Pacto Andino, Comunidade Econômica Européia, CEI e Nafta.
e) Nafta, Mercosul, União Européia e CEI.
a) Nafta, Comunidade Econômica Européia, Alca e Mercosul.
b) União Européia, Apec, Aladi e Alca.
c) CEI, União Européia, Mercosul e Nafta.
d) Pacto Andino, Comunidade Econômica Européia, CEI e Nafta.
e) Nafta, Mercosul, União Européia e CEI.
- (ENEC) Leia o texto e responda:
Na sociedade neoliberal, cresce a produção de bens supérfluos,
oferecidos como mercadorias indispensáveis. O consumidor, massacrado pela
publicidade, acaba se convencendo de que a saúde de seu cabelo depende de uma
determinada marca de xampu. Melhor cortar a cabeça do que viver sem o tal
produto...Para o neoliberalismo, o que importa não é o progresso, mas o
mercado; não é a qualidade do produto, mas seu alcance publicitário; não é o
valor de uso de uma mercadoria, mas o fetiche que a reveste. Compra-se um
produto pela aura que o envolve. A grife da mercadoria promove o status do
usuário. Exemplo: Se chego de ônibus à casa de um estranho e você desembarca de
um BMW, acredita que seremos encarados do mesmo modo?
Para
o neoliberalismo, não é o ser humano que imprime valor à mercadoria; ao
contrário, a grife da roupa “promove” socialmente seu usuário, assim como um
carro de luxo serve de nicho à exaltação de seu dono, que passa a ser visto
pelos bens que envolvem sua pessoa.
Em
si, a pessoa parece não ter nenhum valor à luz da ótica neoliberal. Por isso,
quem não possui bens é desprezado e excluído. Quem os possui é invejado,
cortejado e festejado. A pessoa passa a ser vista (e valorizada) pelos bens que
ostenta.O mercado é como Deus: invisível, onipotente, onisciente e, agora, com
o fim do bloco soviético, onipresente. Dele depende nossa salvação. Damos mais
ouvidos aos profetas do mercado – os indicadores financeiros – que à palavra
das Escrituras.
Idolatrias
à parte, o mercado é seletivo. Não é uma feira livre, cujos produtos carecem de
controle de qualidade e garantia. É como shopping center, onde só entra quem
tem (ou aparenta ter) poder aquisitivo. O mercado é global. Abarca os
milhardários de Boston e os zulus da África, os vinhos da mesa do Papa e as
peles de ovelha que agasalham os monges do Tibete. Tudo se compra, tudo se
vende: alfinetes e afetos; televisores e valores; deputados e pastores. Para o
mercado, honra é uma questão de preço. Fora do mercado, não há salvação – é o
dogma do neoliberalismo. Ai de quem não acreditar e ousar pensar diferente! No
mercado, ninguém tem valor por ser alguém. O valor é proporcional à posição no
mercado. Quem vende ocupa maior hierarquia do que quem compra. E quem comanda o
mercado controla os dois.
O
mercado tem suas sofisticações. Não fica bem dizer “tudo é uma questão de
mercado”. Melhor o anglicismo marketing. É uma questão de marketing o tema da
telenovela, o sorriso do apresentador de TV, o visual do candidato e até o
anúncio do suculento produto que prepara o colesterol para as olimpíadas do
infarto. Vende-se até a imagem primeiro-mundista de um país atulhado de
indigentes perambulando pelos sertões à cata de terra para plantar. Outrora,
olhava-se pela janela para saber como andava o tempo. Hoje, liga-se o rádio e a
TV para saber como se comporta o mercado. É ele que traz verão ou inverno às
nossas vidas. Seus arautos merecem mais espaço que os meteorologistas. Dele
dependem importações e exportações, inversões e fugas de capitais, contratos e
fraudes.
É
no mínimo preocupante constatar como, hoje, se enche a boca para falar de livre
mercado e competitividade, e se esvazia o coração de solidariedade. Se
continuar assim, só restarão os valores da bolsa. E em que mercado comprar
nossas mais profundas aspirações: amor e comunhão, felicidade e paz? O mercado
desempenha, pois, função religiosa. Ergue-se como novo sujeito absoluto,
legitimado por sua perversa lógica de expansão das mercadorias, concentração da
riqueza e exclusão dos desfavorecidos. Já reparou como os comentaristas da TV
se referem ao mercado? “Hoje o mercado reagiu às últimas declarações do líder
da oposição”. Ou: “O mercado retraiu-se diante da greve dos trabalhadores”. Parece
que o mercado é um elegante e poderoso senhor que habita o alto de um castelo
e, de lá, observa o que acontece aqui embaixo. Quando se irrita, pega o celular
e liga para o Banco Central. Seu mau humor faz baixar os índices da Bolsa de
Valores ou subir a cotação do dólar. Quando está de bom humor, faz subir os
índices de valorização das aplicações financeiras.
Assinale a alternativa que
poderia ser título desse texto.
a) Apologia à ação do Estado
b) Economia e ações governamentais
c)
Dogmas da felicidade
d)
Valores de mercado na visão neoliberal
e)
Guerra e paz
- (ENEC) Leia os textos
e responda:
- (UFPB
2009) O Brasil é,
atualmente, uma potência econômica regional que segue o mesmo padrão de
desenvolvimento dos países ricos, fundamentado na produção e no consumo
de bens duráveis e não-duráveis. De acordo com o exposto, identifique
a afirmativa que apresenta uma contraposição ao modelo de desenvolvimento
neoliberal:
A)
O país deve adotar o modelo econômico que
aproveite ao máximo os recursos naturais e humanos, pois eles são abundantes, e
todos os cidadãos têm direito ao consumo irrestrito.
B)
O modelo econômico mais apropriado ao país
deve ser orientado para as exportações, que trazem as divisas necessárias ao
crescimento econômico.
C)
O país deve adotar um modelo econômico que
aumente a renda da população, estimule as exportações, o consumo de bens importados
não-duráveis e a produção de bens duráveis.
D)
O modelo de desenvolvimento econômico apropriado ao país
deve estimular a produção interna de alimentos, bens e serviços, promover a justiça social e a preservação dos
recursos naturais.
E)
O país deve adotar um modelo de desenvolvimento
econômico alternativo, semelhante ao da China, cuja mão-de-obra barata estimula
o aumento da produção de bens não-duráveis.
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